Logo Personare vertical

Sabia que organizar sua casa pode trazer mais felicidade?

Organizar sua casa pode trazer mais felicidade! Aprenda como a arrumação e o Feng Shui podem transformar seu espaço e aumentar seu bem-estar

Atualizado em

Você sabia que organizar a sua casa pode ser o primeiro passo para trazer mais felicidade e energia para sua vida?

Ao combinar o poder do Feng Shui com técnicas modernas de organização, é possível criar um ambiente que não só reflete o seu estado emocional, mas também atrai prosperidade e bem-estar.

Mesmo que você tenha tentado (e falhado) assim como eu em manter tudo arrumado, este artigo vai mostrar como transformar a arrumação em uma prática que traga mais alegria, leveza e até saúde para o seu dia a dia.

Vamos explorar como a organização pode ser muito mais do que uma simples tarefa doméstica — ela pode ser a chave para desbloquear um novo ciclo de felicidade e harmonia em sua vida!

Feng Shui + arrumação = Fórmula da Felicidade

Você já parou para pensar como o ambiente ao seu redor pode impactar diretamente no seu estado emocional?

A maneira como organizamos nossa casa reflete muito mais do que apenas nosso gosto pessoal ou necessidade de funcionalidade. É uma extensão do nosso bem-estar interior.

O Feng Shui, uma antiga filosofia chinesa, nos ensina que a disposição dos objetos no espaço pode influenciar a energia que circula em nossa vida.

Quando essa energia — conhecida como “qi” — flui livremente, ela cria um ambiente propício para a realização de nossos desejos e objetivos, seja em termos de saúde, prosperidade ou harmonia nos relacionamentos.

E é aqui que entra a organização de ambientes, que se alinha perfeitamente ao Feng Shui ao permitir que a energia vital se movimente sem obstáculos.

Lições do Feng Shui para aplicar em casa

A Magia da Arrumação: conectando-se com o “Agora”

O ato de arrumar não é apenas físico, mas também emocional e psicológico. Quando praticamos a arrumação de forma consciente, estamos, na verdade, escolhendo a felicidade.

Como Marie Kondo ensina em seu bestseller A Mágica da Arrumação, a chave está em se perguntar:

  • “Este objeto me traz alegria?”.

Essa simples prática transforma a forma como lidamos com nossos pertences.

E por que tirar tudo do lugar na hora de separar? Marie Kondo afirma que os objetos que ficam por muito tempo guardados entram em estado de dormência, sendo preciso despertá-los, para que então sejamos capazes de senti-los.

Não é possível um objeto sem vida nos trazer alegria ou nos despertar qualquer sentimento positivo.

Ela vai além, e diz que a origem da bagunça é o excesso, pois na verdade precisamos de bem pouco para ser felizes e acabamos relegando ao abandono todo o supérfluo.

Feng Shui: plantas e flores para todos os ambientes

Mas o que isso tem a ver com o Feng Shui?

Os consultores de Feng Shui sempre ressaltam a importância de manter os ambientes arrumados para que o qi – a energia vital – possa fluir suavemente por todos os espaços do imóvel, sem bloqueios. A bagunça faz a energia ficar estagnada e sem vida.

Sempre que iniciamos uma consultoria, definimos com o cliente quais são suas metas para aquele trabalho.

Em geral, os desejos expressos podem ser agrupados em três categorias: saúdeprosperidade e harmonia nos relacionamentos. Todos esses temas estão a serviço do nosso objetivo final: sermos felizes!

Então, se podemos combinar o Feng Shui a uma técnica de arrumação de ambientes cujo foco seja a felicidade, sem dúvida o resultado vai ser mais eficaz, e o processo todo fluirá com mais facilidade.

Você é eternamente responsável pelos objetos que acumula

Vamos pegar carona num dos conceitos da física quântica, para entender melhor os prejuízos que o excesso de pertences pode nos causar.

Ela nos diz que vivemos em um universo de possibilidades, e o que define qual dessas possibilidades vai se manifestar em nosso mundo material é a nossa vontade, o nosso pensamento.

Somos nós que damos vida, que fornecemos a energia básica para que tudo que possuímos se concretize em nossas vidas.

E somos nós que continuamos, ao longo do tempo, fornecendo energia para que todos aqueles objetos continuem fazendo parte de nossa vida.

No Feng Shui, acredita-se que tudo o que possuímos tem o poder de impactar nossa energia. Quando acumulamos coisas desnecessárias, estamos, na prática, drenando nossa vitalidade.

Se você já percebeu que se sente mais leve após fazer uma grande limpeza ou doar algo que estava apenas acumulando poeira, já experimentou o poder de libertar-se daquilo que não serve mais.

O conceito de responsabilidade que o Pequeno Príncipe menciona — “Você é eternamente responsável por aquilo que cativa” — reflete perfeitamente o impacto que nossos pertences têm em nós.

Cada item que mantemos em nossa casa exige uma parte da nossa energia, uma parte da nossa atenção. Quando mantemos objetos sem vida, que não nos trazem alegria, estamos literalmente gastando nossa energia vital para mantê-los conosco.

Feng Shui: desbloqueando potenciais e criando espaço para o novo

Se você sente que sua vida está estagnada, ou que está “preso” em algum aspecto, a solução pode estar na sua casa.

O Feng Shui nos ensina que a bagunça — o acúmulo de objetos sem uso ou organizados de forma inadequada — bloqueia o fluxo do qi. Isso cria uma sensação de estagnação e impede que boas oportunidades se manifestem.

Imagine o que aconteceria se você se livrasse de tudo aquilo que não faz mais sentido. O que poderia surgir em sua vida?

Ao organizar seu espaço, você estará criando um ambiente que favorece o crescimento pessoal e o alcance dos seus objetivos, seja no amor, na carreira ou na saúde.

O fluxo de energia positivo em sua casa pode ser o empurrãozinho necessário para o sucesso.

Conclusão: a transformação está ao seu alcance

Você não precisa fazer uma grande reforma ou gastar uma fortuna para transformar sua casa em um espaço que favoreça sua felicidade.

Às vezes, tudo o que precisamos é dar o primeiro passo: arrumar, reorganizar e, acima de tudo, nos conectar com a energia que os objetos e espaços ao nosso redor nos oferecem.

Liberte-se do que não serve mais. Liberte-se da bagunça e crie um ambiente que permita que sua energia flua livremente. Dessa forma, você estará criando um espaço não apenas para viver, mas para florescer e alcançar tudo aquilo que deseja.

Então, se você está sentindo sua vida estagnada em algum aspecto, trate de arrumar sua casa o quanto antes.

Boa sorte e muita felicidade!

Aline Mendes

Aline Mendes

Arquiteta, Mestre em Feng Shui, Geobióloga e Radiestesista. Autora do livro Feng Shui - Terapia de Ambientes e representante oficial no Brasil do Feng Shui Research Center - Mestre Joseph Yu.

Saiba mais sobre mim